domingo, 17 de abril de 2011

Conversa pai e mãe

Olá, para todos!

            Nesse momento, venho até vocês para falar sobre uma conversa entre meu pai e minha mãe que ocorreu ontem. Acho que estavam na cozinha pelos barulhos que ouvi. Isso porque minha mãe rejeitou uma maçã que meu pai ofereceu para ela, porque ela estava com uma forte azia e estava com dificuldade de digerir a comida. Assim, eles começaram a conversar sobre o que minha mãe vinha sentindo nestes últimos tempos.
Primeiro, lembraram de coisas que de certa forma são comuns durante os primeiros meses da gravidez, como os  enjôos, tontura e até desmaios, etc.
Em pouco tempo já estavam falando das costas, mais exatamente na parte baixa da coluna. Ela também se queixou das câimbras que estava tendo à noite e meu pai até comentou que sempre que ela acordava com as crises era ele que tinha que ajuda-la fazendo massagens nos locais atingidos pois ela não conseguia se mover. Ele lembrou o que o médico tinha falado na consulta, quando foi colocado em pauta este assunto. O obstetra disse que era carência de potássio, que estava indo para o nenê e que era para ela comer bastante banana. 
Outra coisa que ela comentou com meu pai era sobre o inchaço dos pés e tornozelos, que os calçados já não estavam servindo e que as pernas pesavam muito. Todos esses novos sintomas, eles já sabiam, estavam relacionados ao aumento significativo de peso nesta fase da gravidez e aumenta certa retenção de líquido pelo corpo.
Depois disso, minha mãe começou a falar que estava tendo sonhos e fantasias comigo, e disse que sentia que nem estava conseguindo se concentrar direito no que fazia, provavelmente por causa de certa ansiedade pré-parto. Ou seja, coisas de caráter emocional, nesta fase, interferem na rotina de minha mãe, como a insônia ou má qualidade do sono que minha mãe relatava.
Por último, minha mãe comentou de coisas um tanto estranhas e algumas até preocupantes. Eram elas: dificuldade respiratória, devido à pressão no diafragma pela placenta; sensação de dormência na parte de baixo do ventre, especialmente quando eu me mexo, eu sei; coceira na parte externa do abdômen (na verdade, relacionada ao estiramento da pele) e aumento na umidade vaginal. Logo após a conversa, eles decidiram que iriam anotar tudo aquilo em um papel e levar para o pré-natal, o que ocorreria no outro dia, para que tirassem suas dúvidas e para saber se tudo corria bem.
 No outro dia, ou melhor, hoje como programado, foram ao pré-natal e o médico confirmou que todos aqueles sintomas eram comuns durante esse mês de gravidez e ainda alertou para alguns outros possíveis sintomas que ocorreriam como prisão de ventre e o surgimento de veias varicosas.
Por fim digo-lhes que agora começo a entender melhor como minha mãe está se sentindo durante o tempo que está me dando forma, o que me faz ser extremamente grato, já que, pelo que percebo, essa tarefa não é nada fácil.

Obrigado a todos!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário